sexta-feira, 1 de março de 2013

Distrito Federal irá vacinar adolescentes contra o HPV

No Distrito Federal, meninas de 11 a 13 anos do irão receber ainda neste ano a vacina contra o papilomavírus humano (HPV). A previsão é que a campanha comece em março e que seja feita nas escolas. A vacina, até pouco tempo desconhecida, já é indicada por médicos, inclusive para os meninos.
Para o deputado estadual Gilmaci Santos, líder do PRB, São Paulo ainda está atrás no quesito prevenção. “Fico feliz por essa campanha, mas existem projetos em tramitação desde 2008 aqui na Assembleia de São Paulo e que tratam deste assunto”, disse o parlamentar, se referindo ao PL 287/2008, de sua autoria, que autoriza o Poder Executivo a disponibilizar, nas unidades de saúde do Estado de São Paulo, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV).
Gilmaci lembra ainda que o HPV pode provocar verrugas e até mesmo causar câncer. “Mais de 80.710 novos casos de câncer de colo do útero são diagnosticados a cada ano nas Américas”, enfatizou o deputado. Recentemente o Senado aprovou projeto de lei que propõe a adoção de vacina no SUS, mas a propositura aguarda aprovação na Câmara dos Deputados. Diversos países europeus já disponibilizam a dose gratuitamente, nos Estados Unidos até os homens recebem a vacina contra o HPV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário