sexta-feira, 8 de março de 2013

As mulheres fundamentais em minha vida

Poderia começar esse texto tecendo comentários sobre a importância da mulher em nossa sociedade, exaltando as qualidades inerentes a sua figura, poderia também citar nomes de mulheres de peso para a nossa história, falaria da presidente Dilma Rousseff e de tantas outras mulheres de destaque. Se assim o fizesse não seria um exagero, pois, de fato, o papel feminino foi fundamental na história mundial, mas soaria como algo impessoal e vago, pois todos sabem da importância dessas figuras distantes.
Mas hoje falarei de mulheres realmente fundamentais em minha vida, que interferiram diretamente em minha história, na verdade, vejo-as como um verdadeiro referencial. Posso dizer que minha vida foi envolvida pelo afeto dessas importantes mulheres: minha esposa, minha mãe e tantas outras que tem lutado como leoas pelos seus maridos, parentes, amigos e etc.
Nasci em Dourados, no Mato Grosso do Sul, e desde cedo aprendi em meio às dificuldades a valorizar as pequenas coisas da vida, pois nossa grande família – ao todo 10 irmãos – lutou para se manter sempre unida, mas fazíamos isso porque tínhamos o norte de nossa mãe Judite dos Santos Barbosa. Hoje posso dizer que me transformei no homem que sou graças ao exemplo de minha mãe, uma mulher que não gostava de falar muito, mas que ensinou coisas grandiosas com sua fé e amor, inclusive foi ela quem lutou por nós até ganhar todos os seus filhos para o evangelho.
Nos últimos dez anos, dona Judite continuou calada, mas desta vez por uma doença que foi debilitando sua saúde pouco a pouco. Desde então, nós, seus filhos, tivemos o privilégio de cuidar desta lutadora, que mesmo com uma saúde muito precária nos alegrava com sua doce presença. Deus foi generoso demais de mantê-la ao nosso lado durante todo esse período. Minha mãe foi referência até mesmo para o médico Elias Pichara Junior, que cuidou de sua saúde e se impressionava com sua vontade de viver. Nestes últimos anos pudemos cuidar com amor e carinho de quem um dia cuidou de nós, mas em 26 de janeiro recente, aos 75 anos, ela nos deixou, ficamos tristes pela separação, mas certos de que seu exemplo continuará vivo para todos nós, pois nem mesmo a morte conseguiu tirar a lembrança de sua força e amor incondicional.
A morte de uma mãe é uma das dores mais profundas, mas dou Graças a Deus por ter ao meu lado uma verdadeira companheira que me apoiou neste e em outros momentos tão difíceis: minha esposa. Posso afirmar com veemência que minha esposa Ana é uma mulher nos moldes das mulheres apresentadas pela bíblia, alguém que eu verdadeiramente posso chamar de auxiliadora. No livro de Provérbios, 31:10, está escrito: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias”. Esse versículo é hoje uma realidade em minha vida, já que minha esposa é exatamente essa mulher preciosa que apresenta virtudes incontáveis, aquela com quem posso contar sempre.
Ao seu lado passei por momentos felizes e tristes; oramos, lutamos e aprendemos juntos. Ao lado dessa companheira diária preguei o evangelho em diversas regiões, orei pelos necessitados e assumi dois mandatos como deputado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Sou pastor evangélico há quase três décadas, e como tal, tive que abnegar horas de descanso, lazer e diversão, mas sempre tive ao meu lado uma mulher disposta a fazer o mesmo. Ana é a mulher de minha mocidade e aquela com quem viverei o resto dos meus dias. São mais de duas décadas unidos; juntos vencemos muitas batalhas, mas ao seu lado tudo parece ser possível, pois sua força me mantêm firme. Agradeço a Deus por tê-la ao meu lado.
Nem mesmo as mais belas palavras poderiam traduzir todo o amor que tenho por essas mulheres que marcaram a minha vida. E você leitor, que também admira muito alguma mulher, faça o mesmo, declare esse amor.
Parabéns a todas as mulheres por esse dia!

*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e líder da bancada na Assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário