segunda-feira, 28 de maio de 2012

Uma aliança que busca algo maior

“A nossa luta não é para colocar o PRB no poder, mas para devolver a capital de São Paulo aos paulistanos”, foi com essa frase que o deputado estadual Gilmaci Santos, líder do PRB, deu inicio a reunião para confirmação de aliança partidária do PRB com o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e o Partido Republicano Progressista (PRP).
O encontro que aconteceu na manhã do último sábado, 26/5, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, serviu também para apresentar o pré-candidato a prefeito de São Paulo, o jornalista Celso Russomanno, aos novos partidos da coligação. O PHS e o PRP unem-se ao PTdoB e PTN.
O auditório Franco Montoro recebeu centenas de republicanos, além de militantes e pré-candidatos dos cinco partidos. Gilmaci também lembrou que Russomanno veio para acabar com a hegemonia do PT e PSDB em São Paulo algo que, segundo ele, “não tem mostrado soluções concretas para os problemas de São Paulo”.
Vinicius Carvalho, presidente estadual do PRB, destacou que esta união é uma “aliança em busca de algo maior”.  Carvalho se lembrou da importância da cidade de São Paulo, a quinta maior capital do mundo, e de como é fundamental coligar partidos considerados pequenos. “Partidos sérios, embora ainda em desenvolvimento, podem se unir. Nós apenas cresceremos se estivermos juntos”, disse.
O pré-candidato a prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, destacou os principais problemas da capital, dentre eles o trânsito caótico de São Paulo que, segundo ele, agora conta também com congestionamento de motocicletas. O jornalista também explicou sobre a importância de gerar mais empregos, mas em polos afastados do centro de são Paulo.
Acompanharam o encontro, Aildo Rodrigues, presidente municipal do PRB; Laércio Benko, presidente municipal do PHS; o presidente do PT do B, Antônio Rodriguez Fernandez; o secretário do PRP, Duarte Barreto; o presidente estadual do PHS, Tinha Ferreira; o secretário nacional do PHS, Luís França; o presidente estadual do PTdoB, Tony Rodrigues; o secretário da presidência nacional do PTN, Thiago Milhim; além do vereador paulistano Atílio Francisco (PRB) e do presidente do PRB Jovem do Estado, Jean Madeira.

PHS

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) foi criado em 1996, com a denominação de "Partido da Solidariedade Nacional" (PSN), mas obteve o registro permanente em 20 de março de 1997, tendo como seu primeiro presidente o fluminense Phillipe Guedon.
A legenda defende, entre outras coisas, a moral cristã e o distributismo – espécie de filosofia econômica que defende que a posse dos meios de produção deve estar distribuída entre a população e não centralizada no Estado, como no capitalismo.
Presidente nacional - Paulo Roberto Matos

PRP

O PRP é, atualmente, o Partido mais histórico do País. Ele foi reestruturado em 24 de maio de 1989, no Rio de Janeiro, pelo companheiro Altmamir Grego.
A história do Partido Republicano Progressista (PRP) iniciou-se ainda no século XIX, com pensamentos e ideais em defesa das liberdades de consciência, imprensa, associação e ensino, atacavam a falta de igualdade social e de oportunidade, os privilégios e a escravidão, e propunham uma constituinte.
As manifestações de apoio eclodiam nos principais centros do País e os clubes radicais passaram a intitularem-se Republicanos em todo o Brasil. Campos Sales foi eleito deputado provincial e, como Republicano Histórico, foi um dos organizadores da Convenção de Itu (1873). Esta foi a primeira convenção do Partido Republicano Paulista (PRP).
Em 22 de maio de 1889, Quintino Bocaiúva dirigiu-se em manifesto ao Partido Republicano:  "A República, como nós a queremos (...), tem de ser e deve ser um governo de liberdade, de igualdade, de fraternidade, de justiça, de paz, de progresso e de ordem, de garantias para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos. Nesta ordem de ideias a nossa propaganda tem sido uma propaganda de princípios e não uma propaganda de ódios. Temos visado e visamos a transformação social, pacifica, e, legal, pelo esclarecimento da opinião pública e pelas conquistas efetuadas no domínio da consciência nacional (...).
Em 1893, sob a liderança do Partido Republicano Paulista (PRP), foi organizado o Partido Republicano Federal, destinado a coordenar o Congresso e a ação dos vários partidos republicanos regionais.
O Partido é, atualmente, o 14º no ranking nacional em termos eleitorais e em número de eleitos.
Presidente nacional - Ovasco Roma Altimari Resende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário