terça-feira, 16 de junho de 2015

Novo tratamento para hepatite C

O Ministério da Saúde oferecerá um dos tratamentos mais inovadores do mundo para os pacientes com hepatite C. A previsão é que os estados recebam a medicação até o final do ano. A decisão de recomendar que esses medicamentos sejam utilizados no SUS foi tomada na última quinta-feira (11) pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).
Após a recomendação, a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (SCTIE/MS) avaliará o processo e apresentará a posição final do Ministério. O novo tratamento é composto pelos medicamentos daclatasvir, sofosbuvir e simeprevir, e tem uma taxa de cura de 90%.
A previsão é que o governo invista, neste primeiro ano, cerca de R$ 500 milhões para o atendimento de 15 mil pacientes. O Brasil é um dos primeiros países a adotar essa nova tecnologia na rede pública de saúde.

Hepatite C

A doença é causada pelo vírus C (HCV). A transmissão ocorre por meio de sangue contaminado seja por transfusão de sangue, compartilhamento de material, contato sexual, além de contato pelo compartilhamento de seringas, agulhas ou instrumentos de manicure e pedicure.
As estimativas mostram que, no Brasil, entre 1,4 e 1,7 milhão de pessoas podem ter tido contato com o vírus. O Ministério da Saúde recomenda que toda pessoa com mais de 45 anos faça o teste para detectar a hepatite C. O teste está disponível no SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário