terça-feira, 19 de maio de 2015

Seminário discute Reforma Política

 Está em discussão na Câmara dos Deputados um pacote de reforma política que sugere alterações no sistema político e eleitoral atual. O texto divide opiniões de políticos e especialistas, principalmente na questão da criação do chamado sistema “distritão” nas eleições do Legislativo.
Ampliando a discussão sobre o assunto, a Câmara Municipal dos Vereadores de Cotia organizou o Seminário de Discussões sobre Reforma Política. O deputado estadual Gilmaci Santos (PRB-SP) participou da discussão que aconteceu na noite desta segunda-feira, 18, e reuniu vereadores, deputados estaduais e federais, além de lideranças regionais e políticas.
Gilmaci discursou sobre a preocupação que o Partido Republicano Brasileiro tem com o andamento das discussões no Congresso Nacional. “O ‘distritão’ nos preocupa, porque é uma maneira de aniquilar com os partidos menores”, disse o deputado, que afirmou que os 21 deputados federais do PRB não votarão a favor da reforma nos moldes atuais. Santos lembrou também que é necessário fazer uma reforma política, mas que ela deve ser feita com parcimônia.
Nesta semana, o presidente nacional do PRB, o advogado Marcos Pereira, se posicionou com relação ao texto em tramitação no Congresso Nacional. Segundo Pereira o “distritão” é um sistema aplicado apenas em países como Afeganistão e Jordânia.  “Será um duro golpe na representatividade e nas minorias, favorecendo candidatos com maior poder econômico e localizados nos grandes centros”, explicou o advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário