terça-feira, 4 de maio de 2010

Campanha de Prevenção à Gravidez Precoce


Por Jaquelina Nascimento


De acordo com o Projeto de Lei 790/2008 de autoria do deputado Gilmaci Santos, fica instituída a Campanha de Prevenção à Gravidez Precoce a ser realizada no mês de maio em todas as escolas públicas do Estado de São Paulo.


O parlamentar fala que a gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. “Gravidez na adolescência envolve muito mais do que alterações físicas. As questões de ordem emocional, social e de saúde são as mais importantes. É um problema de saúde pública no Brasil”, enfatiza.

O objetivo da campanha, segundo Gilmaci, é promover encontros, grupos de debates, seminários e aulas de orientação de como prevenir a gravidez e explicações, que envolvam a concepção e as conseqüências da gestação precoce. ”Todo trabalho desenvolvido deverá ser acompanhado e ministrado por profissionais da área médica e pedagógica”, afirma.

O deputado diz que é muito importante que haja diálogo entre pais, professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação. “Ocorre que muitos pais acham constrangedor ter um diálogo aberto com seus filhos, o que gera jovens mal instruídos que iniciam a vida sexual sem o mínimo de conhecimento”, enfatiza.

“Alguns especialistas afirmam que quando o jovem tem um bom diálogo com os pais e quando a escola promove explicações sobre como se prevenir e o tempo certo em que o corpo está pronto para ter relações e gerar um filho, há uma baixa probabilidade de gravidez precoce e um pequeno índice de doenças sexualmente transmissíveis”, explica o deputado.

Saiba mais

Estatísticas mostram que uma em cada quatro mulheres que dão à luz nas maternidades tem menos de 20 anos de idade. Por ano, são mais de 700.000 (setecentos mil) partos em uma parte significativa da população nessa faixa etária. Meninas que não são nem crianças e nem adultas, mas em fase de transformação e prestes a serem mães, momento em que deixam as fantasias de lado para viverem a realidade um pouco mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário