segunda-feira, 11 de junho de 2012

Governo divulga recorde de baixa em desmatamento

Na última semana o governo brasileiro anunciou a menor taxa de desmatamento já medida na Amazônia. Segundo dados do Prodes, sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2011, a maior floresta tropical do mundo perdeu 6.418 km2, algo como quatro vezes a cidade de São Paulo.
 
O Brasil vem sendo criticado por autoridades do mundo todo com relação a suas políticas ambientais e também sobre o novo Código Florestal. "O desmatamento pode ter diminuído, mas é assustador pensar que uma área de tamanha magnitude é destruída todos os anos, isso precisa acabar", disse o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia Legislativa.
 
No ano passado, o parlamentar encaminhou a Moção 19 ao Congresso Nacional no início do mês, pedindo que não fosse aprovada a anistia aos desmatadores, prevista no projeto de lei de reforma do Código Florestal brasileiro. Para Gilmaci existem soluções em curto e longo prazo. "Uma das maneiras mais efetivas de combater o desmatamento é aumentando a fiscalização e punir de forma rígida aqueles que praticam crimes ambientais. Não é afrouxando a lei que iremos resolver esta situação", disse.
 
Apesar dos números ainda serem altíssimos, a área desmatada foi a mais baixa desde que o país passou a utilizar o monitoramento por satélite, em 1988. Em comparação a 2004, por exemplo, a queda foi de 75%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário